top of page
  • Foto do escritorLuciane Brum

Créditos de Carbono: A Importância de Contratar Projetos Qualificados e de Alta Integridade.

Amazon Connection Carbon: Garantindo Projetos de Carbono com Integridade Ambiental e Responsabilidade Social



No cenário atual, onde a sustentabilidade é uma preocupação global, a escolha de uma empresa de projetos de crédito de carbono torna-se crucial. A recente denúncia da Defensoria Pública do Pará contra oito empresas, cinco brasileiras e três estrangeiras, destaca a importância de selecionar parceiros de alta integridade para evitar riscos de fraude e contribuir para a preservação ambiental.

As acusações revelam um esquema alarmante de "grilagem de terras públicas" na Amazônia, onde empresas estariam usando áreas públicas como se fossem propriedades privadas para vender créditos de carbono a grandes multinacionais. A Defensoria argumenta que essas empresas estão manipulando matrículas imobiliárias e Cadastros Ambientais Rurais (CAR) inválidos, alegando falsamente a propriedade privada, o que prejudica não apenas o meio ambiente, mas também as comunidades locais.

Os projetos, que envolvem do lado dos compradores, multinacionais de renome, incluindo farmacêuticas, companhias aéreas e até mesmo um clube de futebol da Inglaterra, adquiriram créditos de carbono para compensar suas emissões de gases do efeito estufa. No entanto, as ações da Defensoria visam responsabilizar as empresas que geraram esses créditos.

Diante desse cenário, é de fundamental importância escolher empresas que conhecem e seguem a legislação nacional e boas práticas internacionais como a Amazon Connection Carbon (ACC), uma desenvolvedora de projetos amazônida que destaca-se como uma organização comprometida com a integridade ambiental e transparência.

A ACC possui uma parceria estratégica com a consultoria Green Forest, empresa com quase uma década de atuação no mercado, e que é especialista em mapear os riscos relativos a ações judiciais, sobreposições de terra em unidades de conservação (terras indígenas, territórios quilombolas e assentamentos agrários) , georreferenciamento do INCRA, passivos ambientais, Cadastro Ambiental Rural, certidões de embargos, zoneamento ecológico-econômico, e muitos outros serviços ambientais que garantem a elegibilidade total da terra, o que confere segurança integral para desenvolver os projetos. Sendo assim, ao escolher uma parceira confiável, as empresas podem garantir que seus investimentos em créditos de carbono não estejam ligados a práticas ilegais ou prejudiciais ao meio ambiente.

A Amazon Connection Carbon concorda com a ação da Defensoria Pública Do Estado do Pará, em defesa do meio ambiente e da coletividade contra atuações que violem direitos ambientais, agrários e de posse tradicional das comunidades prejudicadas.

Além disso, a Defensoria busca assegurar os direitos das comunidades ribeirinhas afetadas, pedindo a invalidação dos projetos de crédito de carbono e indenizações por danos coletivos.

A responsabilidade social é um pilar fundamental da Amazon Connection Carbon, que prioriza o respeito às comunidades locais e o reconhecimento da propriedade legítima das terras.

A Amazon Connection Carbon, uma empresa da Amazônia, sempre pauta sua atuação de maneira transparente, firmando acordos técnicos, parcerias com as instituições regionais, como universidades, por exemplo, de modo a desenvolver um trabalho sério, visando equalizar a mitigação das mudanças climáticas, a promoção do direito fundamental ao meio ambiente sádio e a proteção e desenvolvimento social das comunidades inseridas no entorno das áreas de projetos de geração de crédito de carbono.

Ações como a da Defensoria Pública do Estado do Pará são de suma importância para selecionar empresas que são comprometidas com a pauta climática.

Em um momento em que a preservação ambiental é crucial, escolher uma empresa de projetos de carbono com reputação sólida é mais do que uma decisão de negócios; é um compromisso com a construção de um futuro sustentável. A Amazon Connection Carbon reafirma seu compromisso em liderar projetos de crédito de carbono que não apenas reduzem as emissões, mas também contribuem para a preservação da Amazônia e o bem-estar das comunidades locais.


Gostou deste artigo? Compartilhe sua opinião conosco nos comentários abaixo e junte-se à conversa!


FONTE: https://g1.globo.com/podcast/o-assunto/noticia/2023/10/03/o-assunto-1058-fraude-na-amazonia-em-creditos-de-carbono.ghtml

0 comentário

Comments


bottom of page